quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SEQUENCIADOR DE AULAS- JOGOS

PIBID -2011
Planejamento com vistas a Proposta Curricular da Educação Física para a Segunda Fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio da
Escola Estadual João Neto de Campos
Conteúdo Temático: JOGOS E BRINCADEIRAS NA INTERFACE COM A  FORMAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Objetivos    Nº de Aulas    Segmento das aulas    Assunto/tema
Objetivos:
Sistematizar um planejamento coletivo tendo a complexidade como fundamentação metodológica numa proposta de ensino com uma concepção contemporânea de Educação Física, relacionado os elementos que compõem a cultura corporal com todos os aspectos da ciência, da arte e da vida.    Total: 12
 
    JOGOS E BRINCADEIRAS NA INTERFACE COM A FORMAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
Objetivos específicos
1- Realizar jogos e brincadeiras que promovam a reflexão dos conceitos de cultura, historicizando e dialogando com a realidade individual e coletiva.           
2- Resgatar e retraçar jogos e brincadeiras populares buscando o diálogo, a conversação, o resgate de memória e conhecimento de si mesmo.            
3-  Criar e recriar jogos e regras num exercício  de apreensão e compreensão da realidade na experiência e reflexão da convivência e do estar com o outro.
4- Relacionar o jogo e as vivências propostas com a realidade trazendo à tona conceitos e valores ético-morais na interpretação estética das vivências.  

       


Aula    Procedimentos metodológicos
01


JOGO DE APRESENTAÇÃO   
*Apresentar o projeto PIBID e a proposta do planejamento coletivo aos alunos.
*Jogo de apresentação
*Retraçar jogos e brincadeiras da infância
*Solicitar pesquisa de memória com avós, tios, vizinhos.



02
                                                    
JOGOS LEVANTADOS NA PESQUISA

   


C Recolher os relatos e selecionar coletivamente jogos levantados na pesquisa.
*dinâmicas com jogos e brincadeiras populares
Sugestão de jogos: carimbada três corte com variações, barra manteiga.
03
HISTÓRIA E CONCEITOS DE JOGO- JOGO DE INTERAÇÃO    R  *Apresentar slides sobre a origem, história e conceito de jogo.
*Pôr questões que estimulem o debate e a reflexão sobre a diversidade
*Vivenciar jogo de interação
* Reflexão sobre a importância do jogo e do jogar relacionando às formas e regras sociais e ao cotidiano.
04
CIRCUITO DE JOGOS E BRINCADEIRAS    *realização das brincadeiras e jogos levantados na pesquisa dos alunos.
*Reflexão sobre a importância da cultura dos jogos populares e a relação que tem a nossa cultura.
Jogar bete, peteca, três cortes.
05
DIÁLOGOS, CONVERSAÇÃO SOBRE DIFERENÇA DE JOGO E ESPORTE.    *Levantar em pesquisa jogos e brincadeiras populares de cada região do Brasil e jogos que se jogam em todo o país.
*o que é jogo e o que é esporte?
* o que sentiram até o momento durante as vivencias?
06

RELATO DAS VIVENCIAS E REFLEXÃO    *relatar as atividades vivenciadas até o momento nas aulas.
Escrever e entregar.
*quais jogos conhecem, quais querem jogar ou brincar?
07
CONCEITOS DE CULTURA
GRUPOS  DE TRABALHO SOBRE OS JOGOS REGIONAIS    * apresentação de vídeo sobre cultura de massa e cultura popular.
* mostrar a quantidade de jogos que existem e que podem ser construídos, adaptados e criados a partir de jogos já existentes;
* formar cinco grupos de trabalho para avaliação, cada grupo ficará com uma região definida por sorteio.
08
APRESENTAÇÃO
JOGOS REGIONAIS    *início das apresentações dos grupos.
*Refletir o aprendizado e a experiência de pesquisar e jogar coletivamente.
* brincadeiras: mãe da rua e círculo de força
09

APRESENTAÇÃO
JOGOS REGIONAIS    * apresentação dos grupos que faltam apresentar;
* entrega de notas
* enfatizar as diferenças regionais, compreendendo a cultura dos jogos de cada região.
10
JOGO UNIVERSAL
XADREZ
    *Apresentar slides, vídeos sobre origem e significados do xadrez.
* demonstrar regras, movimentação e função de cada peça do jogo.
* sortear peças para realizar xadrez humano

11
JOGO UNIVERSAL
XADREZ    *realizar o xadrez humano ou

* jogar xadrez em grupos

AULAS    RELATÓRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário