PIBID -2011
Planejamento com vistas a Proposta Curricular da Educação Física para a Segunda Fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio da
Escola Estadual João Neto de Campos
Conteúdo Temático: GINÁSTICA GERAL
Objetivos Nº de Aulas Segmento das aulas Assunto/tema
Objetivos:
Compor coreografia utilizando os elementos da ginástica geral, enfatizando a educação moral e cultural dos alunos buscando o divertimento e convivência respeitosa entre alunos e professor. Total:
12
Objetivos específicos
1- vivenciar e experimentar movimentos e elementos que constituem a Ginástica geral.
2 –estabelecer nexos e entrelaçar os conteúdos já vivenciados.
3- compreender o conceito de estética e produção.
4. Apresentar coreografia na escola ou na UFG.
Aula Procedimentos metodológicos
01
O que é Educação Física?
O que é Ginástica Geral?
* Relembrar a ultima aula, falar brevemente sobre o que é Educação Física e porque fazer ginástica geral.
* formar grupos.
* sugerir temas
* cada grupo escolher uma música.
02
Vivenciando jogos ginásticos
• Jogo do Bastão, embolados, queimada real.
03
O que é ginástica?
*Apresentar slides sobre a origem, história e conceito de ginástica geral.
*relacionar jogo, dança e ginástica.
.
*Pôr questões que estimulem o debate e a reflexão sobre os temas, e música escolhida.
04
Vivenciando os elementos * Alongamento
* * vivenciar: estrela, vela, avião, rolinho, rolamento, ponte, pirâmide, cambalhota, saltos, roda lateral, parada de três.
* conversar com os grupos.
05
Definir temas e música *Reflexão sobre a importância da cultura e da produção cultural.
06
Ensaios *Realizar elementos de acordo com os temas e músicas
** Iniciar elaboração e composição coreográfica
07
Ensaios * Construir juntamente com os alunos
08
Ensaios * * Realizar jogos de improvisação, de sensibilidade que estimule a confiança no outro, o tocar e sentir o outro.
* Jogos de interpretação, que facilitam a interação, buscando harmonia, ritmo e expressão individual e coletiva.
09
Ensaio dos grupos * Cada grupo deverá apresentar o que já produziram até o momento
10
Últimos ensaios
*Definir como será a apresentação, organizar os grupos para a apresentação.
11
APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO DAS CRIAÇÕES E PRODUÇÕES DOS ALUNOS * Apresentar durante a semana de arte moderna, em algum evento, para a escola ou somente para algumas turmas, como também somente para a turma.
12
Notas do 3° Bimestre
REFERENCIAS:
Paidéia- conceitos e valores- internet
Entregar notas da auto avaliação e avaliação do processo de composição coreográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário