quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SEQUENCIADOR DE AULAS- GINÁSTICA GERAL

PIBID -2011
Planejamento com vistas a Proposta Curricular da Educação Física para a Segunda Fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio da
Escola Estadual João Neto de Campos
Conteúdo Temático: GINÁSTICA GERAL
Objetivos    Nº de Aulas    Segmento das aulas    Assunto/tema
Objetivos:
Compor coreografia utilizando os elementos da ginástica geral, enfatizando a educação moral e cultural dos alunos buscando o divertimento e convivência respeitosa entre alunos e professor.    Total:
12       
Objetivos específicos
1- vivenciar e experimentar movimentos e elementos que constituem a Ginástica geral.           
2 –estabelecer nexos e entrelaçar os conteúdos já vivenciados.           
3- compreender o conceito de estética e produção.
4. Apresentar coreografia na escola ou na UFG.           
Aula    Procedimentos metodológicos
01


O que é Educação Física?
O que é Ginástica  Geral?   
* Relembrar a ultima aula, falar brevemente sobre o que é Educação Física e porque fazer ginástica geral.
* formar  grupos.
* sugerir temas
* cada grupo escolher uma música.

02
                                                    
Vivenciando jogos ginásticos
   
•    Jogo do Bastão, embolados, queimada real.
03
O que é ginástica?   
*Apresentar slides sobre a origem, história e conceito de ginástica geral.
*relacionar jogo, dança e ginástica.
.
*Pôr questões que estimulem o debate e a reflexão sobre os temas, e música escolhida.

04
Vivenciando os elementos    * Alongamento

* * vivenciar: estrela, vela, avião, rolinho, rolamento, ponte, pirâmide, cambalhota, saltos, roda lateral, parada de três.
* conversar com os grupos.

05

Definir temas e música    *Reflexão sobre a importância da cultura e da produção cultural.
06

Ensaios    *Realizar elementos de acordo com os temas e músicas
** Iniciar elaboração e composição coreográfica
07
Ensaios     * Construir juntamente com os alunos 
08
Ensaios    * * Realizar jogos de improvisação, de sensibilidade que estimule a confiança no outro, o tocar e sentir o outro.
* Jogos de interpretação, que facilitam a interação, buscando harmonia, ritmo e expressão individual e coletiva.
09

Ensaio dos grupos    * Cada grupo deverá apresentar o que já produziram até o momento
10

Últimos ensaios
    *Definir como será a apresentação, organizar os grupos para a apresentação.
11
APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO DAS CRIAÇÕES E PRODUÇÕES DOS ALUNOS    * Apresentar durante a semana de arte moderna, em algum evento, para a escola ou somente para algumas turmas, como também somente para a turma.
12
 Notas do 3° Bimestre

REFERENCIAS:
Paidéia- conceitos e valores- internet


    Entregar notas da auto avaliação e avaliação do processo de composição coreográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário