quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SEQUENCIADOR DE AULAS-DANÇA

PIBID -2011
Planejamento com vistas a Proposta Curricular da Educação Física para a Segunda Fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio da
Escola Estadual João Neto de Campos

Conteúdo Temático: ARTE CÊNICA/ DANÇA, TEATRO E MÚSICA.

Objetivos:
Sistematizar um planejamento tendo a complexidade como fundamentação metodológica numa proposta de ensino com uma concepção contemporânea de Educação Física, relacionando os elementos que compõem a cultura corporal com todos os aspectos da ciência, da arte e da vida. Abordando o conteúdo dança num aspecto amplo tendo como eixo a diversidade cultural.
    Nº de Aulas
Objetivos específicos:

1-Estimular o movimento e expressão através da dança da representação cênica e música, promovendo consciência corporal.
     Total:
12
2- Refletir a necessidade humana de expressar sentimentos e emoções sentimentos e emoções desde os primórdios da humanidade e sobre a banalização musical e corporal em uma cultura de massa estúpida.
   
3-Vivenciar dinâmicas e jogos que possibilitem expressões corporais, promovendo integração, envolvimento e participação nas aulas.
   
4- Compor coreografia no tabuleiro de xadrez, apresentar para outras turmas.

5- Ampliar o conhecimento e os conceitos de cultura e diversidade no contexto da dança popular de cada região brasileira.   

Aula    Procedimentos metodológicos
01

DANÇAS PRIMITIVAS

APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DANÇA
         VÍDEOS
DIVERSIDADE CULTURAL    Apresentação do conteúdo dança
Relacionar os conceitos de cultura com o conteúdo anterior: jogos e brincadeiras;
Do individual ao universal-ampliando o conhecimento e formação cultural, teatro é a nossa convivência, nossos momentos juntos, porque cada pessoa se apresenta de diferentes formas para cada pessoa, nos representamos o tempo topo para todas as pessoas.
Xadrez como pano de fundo
Vídeos sobre origem e história da dança-dois vídeos
Músicas de vários estilos para que eles dancem à sua maneira
Observar o comportamento deles diante das músicas.

02

DINÂMICAS E JOGOS TEATRAIS: VIVENCIAS COLETIVA, EM GRUPOS, EM DUPLAS.
    Realizar a dança da cadeira adaptada, onde somente as cadeiras saem do jogo estimulando o contato  e  envolvimento.
Dinâmica da sombra, de costas.
Grupos, cada pessoa realiza um movimento, formando assim uma seqüência de compassos, juntando aos movimentos seguintes.
Realizar em circulo algumas dinâmicas tendo como referencia o método O Passo de Lucas Ciavatta para compreensão do ritmo e tempo musical.

03
INTRODUÇÃO RITMO NATURAL E TEMPO: O PASSO, RITMO E EXPRESSÃO CORPORAL
   
04
DANÇA POPULAR FOLCLÓRICA:
DANÇAS REGIONAIS
CULTURA E DIVERSIDADE
TRABALHO PARA AVALIAÇÃO
    Trabalho em grupo para avaliação, texto e apresentação vídeos, slides.
Pesquisar sobre as danças folclóricas e populares de cada região, comidas típicas. Formar cinco grupos.


05
ENTREGA E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
    Apresentação e entrega dos trabalhos. Refletir sobre a diversidade  e produção cultural

06
DANÇA CONTEMPORÂNEA:
OS ESTILOS DE DANÇAS: FORMAR GRUPOS E REALIZAR DINÂMICAS
    Apresentar em vídeos os diversos estilos de dança e música, Realizar os passos básicos de cada estilo: Forró, axé, jazz, funk, salsa, lambada, balet, contemporânea.
07
EXERCÍCIOS DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA
    Pedir para cada pessoa trazer uma cartolina branca, grupos para selecionar músicas para compor coreografia no tabuleiro de xadrez, sorteio das peças.
08
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA
    Compor coreografia, selecionar cinco ou seis músicas. Incluir na coreografia o mate do louco e o xeque pastor, apresentação das peças, criar final.
A coreografia deverá conter uma música de cada região do Brasil, elementos das danças regionais e danças vivenciadas.

09
DANÇA MERCADOLÓGICA X PRODUÇÃO CULTURAL
 COMPOSIÇÃO E ENSAIOS DA COREOGRAFIA   
Compor personagens (peças do xadrez) elaborar ou construir acessórios e Ensaiar coreografia, refletir a massificação de cultura e possibilidades de criação de novas culturas, dança-educação.


10
 ENSAIO DA
COREOGRAFIA
    Compor e ensaiar coreografia
Observar o andamento da composição coreográfica, refletir a convivência nos ensaios como  o verdadeiro teatro, o teatro é a reunião e convivência das pessoas no mesmo espaço e um instante que termina, um instante que não repete.

11
ENSAIO FINAL DA COREOGARFIA
    Preparação e organização dos últimos detalhes para a apresentação.
12
APRESENTAÇÃO PARA A ESCOLA OU ALGUMAS TURMAS    Montagem do tabuleiro e apresentação final.
Registrar com filmagens a apresentação
Conferir e avaliar os resultados.

 REFERÊNCIAS: VÍDEO HISTÓRIA DA DANÇA:  disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lWnz-6-oSpQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário